O QUE É A MAÇONARIA ?

 

A Maçonaria é uma das maiores e mais antigas organizações não religiosas, não-políticas, fraternas e caritativas do mundo. Ensina autoconhecimento através da participação em uma progressão de cerimônias. Espera-se que os membros tenham alto nível moral e sejam encorajados a falar abertamente sobre a Maçonaria.

 

A Maçonaria é uma sociedade de homens com altos valores morais e espirituais. Seus membros aprendem seus princípios (lições de moral e autoconhecimento) que seguem formas antigas e usam os costumes e ferramentas dos pedreiros como guias alegóricos.

 

A Maçonaria incute em seus membros uma abordagem moral e ética da vida: seus valores são baseados em integridade, bondade, honestidade e justiça. Os membros são exortados a considerar os interesses da família como primordiais, mas, o mais importante, a Maçonaria também ensina a ter preocupação com as pessoas, cuida dos menos afortunados e ajuda os necessitados, especialmente entre si dentro da fraternidade.

Por muitos anos, os maçons seguiram três grandes princípios. Os maçons acreditam que esses princípios representam uma maneira de alcançar padrões mais elevados na vida.

 

Amor fraternal: Todo maçom verdadeiro mostrará tolerância e respeito pelas opiniões dos outros e se comportará com bondade e compreensão para com os seus semelhantes.

 

Socorro: Os maçons são ensinados a praticar a caridade e a cuidar, não apenas dos seus, mas também da comunidade como um todo, tanto por meio de caridade quanto por esforços e trabalhos voluntários como indivíduos.

 

Verdade: Os maçons lutam pela verdade, exigindo altos padrões morais e objetivando alcançá-los em suas próprias vidas.

Maçonaria e Política

Embora não seja clara a influência política exercida pela maçonaria, diversos momentos históricos foram protagonizados por seus membros.

Personagens como George Washington e Benjamin Franklin e os princípios maçônicos refletidos na declaração de independência dos Estados Unidos. A Revolução Francesa também usou a maçonaria para obter o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade".

As opiniões e opções políticas pessoais dos maçons devem ser respeitadas pelos demais membros da maçonaria. Entretanto, para evitar a ocorrência de qualquer tipo de desentendimento entre os membros da ordem, não são permitidas discussões sobre o assunto dentro da maçonaria.

A Maçonaria é uma religião?

A maçonaria não é uma religião, mas a ordem possui uma ligação com a religiosidade e espiritualidade, pois seus membros acreditam na existência de uma Força Superior que rege o universo. Para os maçons essa força é chamada de "Grande Arquiteto do Universo".

Além disso, a maçonaria não faz distinção entre as diferentes crenças religiosas que existem, sendo tolerante com todas as formas de fé. Pessoas de todas as religiões podem ser aceitas na ordem, a única exigência é que o maçom acredite na existência do Criador do Universo.

A maçonaria só não aceita que seus membros sejam ateus, ou seja, que eles não acreditem na existência do Ser Superior que criou e rege o universo.

Para algumas pessoas, a maçonaria está relacionada com o satanismo ou outros grupos misteriosos como os illuminati. Apesar disso, essa relação não é clara, não havendo provas concretas que comprovem essa associação.

O Olho que tudo vê

O "Olho que tudo vê" é um dos mais fortes e conhecidos símbolos da maçonaria. Ele é a representação da presença da Força Criadora do universo e está presente em todas as lojas maçônicas para relembrar o olhar atento do "Grande Arquiteto do Universo".

th (1).jfif

O Olho que tudo vê.